Loading...
Treinamentos2018-08-28T15:33:08+00:00

Por um lado, a Termografia efetivamente poupa milhões aos seus usuários. Por outro lado, devido ao barateamento significativo das câmeras infravermelhas, há uma multidão de técnicos que a usam dizendo que “fazem Termografia” e que tem o treinamento necessário. Isso acontece porque a APARENTEMENTE Termografia apresenta imagens muito fáceis de ser interpretadas.

Na verdade, obter uma imagem térmica é muito fácil. A dificuldade aparece na interpretação do que ela significa. Atualmente há normas técnicas que devem ser obedecidas e a contratação de pessoal não qualificado está se tornando um risco cada vez maior.

As seguradoras, por exemplo, estão cientes disso e, até a ocorrência de um sinistro, não se manifestam requerendo apenas que a Termografia seja feita. Mas na hora de ressarcir um prejuízo, solicitam a certificação dos técnicos que executaram o serviço, os certificados de calibração das câmeras, a periodicidade e os procedimentos adotados assinados por um profissional reconhecido e qualificado. Sem isso, não precisam pagar os prejuízos, porque o desconhecimento das Normas Técnicas aplicáveis não isenta o usuário da sua responsabilidade.

A NBR 15572 e a NBR NM-ISO 9712 especificam que todos os ensaios não destrutivos e inspeções devem ser executados por pessoal treinado por especialistas reconhecidos pelos órgão competentes. Entre essas técnicas, a Termografia exige um vasto conhecimento técnico e específico na área a ser inspecionada, seja ela mecânica, elétrica ou de produção. Como consequência, profissionais não treinados, ou treinados por profissionais não qualificados e reconhecidos fornecerão resultados duvidosos e que tenderão a custar muito mais para o contratante.

A ThermoVisão é uma das duas únicas empresas do Brazil certificada como OT – Organismo de Treinamento, pela ABENDI que é órgão oficial normativo para os Ensaios Não Destrutivos legalmente.

Possuímos dois tipos de treinamento:

Treinamento para Exame de Nível 1 em Termografia na ABENDI

São treinamentos básicos, para qualificar operadores de termovisores com o mínimo de conhecimento necessário para fazer uma boa vistoria em Termografia. Todos os conteúdos da NA-009 (que é a norma que regulamenta a qualificação e certificação de técnicos em Termografia – Vide link) são abordados em 40 horas de treinamento.

Esses treinamentos podem ser In Company ou em Curitiba e os alunos tem de obter nota mínima de 75 para poderem prestar exame. É fornecido um Certificado comprovando a frequência e nota final.

Treinamento para Termografia em Instalações e Equipamentos Elétricos (com carga horária válida para Exame de Nivel 1 na ABENDI)

Uma pequena parte do conteúdo abordado no Treinamento para Exame de Nível 1 se refere a aplicações em Instalações e Equipamentos Elétricos.

Já nesse Treinamento específico, esse item é aprofundado descrevendo o comportamento térmico e anomalias em mais de 60 tipos diferentes de componentes e instalações elétricas. Só a apostila desse conteúdo tem mais de 200 páginas de exemplos. A carga horária pode ser de 16 ou 24 horas e ser considerada como parte do Treinamento para nível 1 porque é ministrada por um Nivel 3 reconhecido pela ABEND

CONTRATE NOSSO TREINAMENTO